Sabe quando passamos alguns dias na praia ou em cachoeiras, rodeados de verdes, e nos sentimos calmos e relaxados? Isso acontece porque além de nos afastarmos das obrigações do dia a dia e nos desligarmos, a natureza tem o poder de nos fazer conectar o que o realmente o importa: com o aqui e o agora e com nossa própria essência. Estamos, afinal, no nosso habitat natural.
Essa sensação tem o aval científico. Uma pesquisa publicada na The World Journal of Biological Psychiatry, em julho de 2021, mostrou que ficar mais tempo ao ar livre pode aumentar a massa cinzenta do córtex pré-frontal, região do cérebro que regula as ações e o desempenho cognitivo. Os benefícios vão além: o contato frequente com a natureza eleva a capacidade de defesa do nosso corpo, a concentração e a criatividade.
Mas, como as férias não são uma realidade constante em nossas vidas, é preciso achar formas alternativas de se conectar com a natureza. Uma dica para começar o dia bem é fazer uma caminhada em algum espaço verde, como parques. Não precisa ser “uma trilha”: 10 minutos ativos já causam relaxamento e é possível meditar e organizar as manifestações para o dia que vai começar – você também pode transferir o exercício para o fim de tarde, caso não seja possível pela manhã.
E que tal substituir aquele passeio ao shopping no fim de semana por um piquenique? Chame a família e os amigos, combine de cada um levar algum prato delicioso, estenda a toalha em um jardim agradável e voilà! Outra dica legal é pesquisar cachoeiras, praias ou reservas ambientais próximas que valham como um get away para se energizar.
Sem regras rígidas, a máxima é incorporar atividades ao ar livre e na natureza como der no dia a dia. Com pequenas mudanças já será possível sentir a diferença no modo de encarar a vida e em como é importante estar atento ao presente. A natureza nos ensina que poucas coisas estão sob nosso controle – e que nos conectar com nosso próprio instinto é a resposta!